Saiba Como Pescar os Melhores Peixes nas Redes Sociais.

Você tem visto muita gente ganhando dinheiro na internet? Já ouviu boatos que fulano vendeu 100 mil reais em um dia? Que ciclano aumentou as vendas em 50% só anunciando nas redes sociais? E você pensa: não sei nem por onde começar…

Pois saiba que quem deseja pescar um bom peixe nas redes sociais, precisa conhecer bem seu público e usar a mídia certa a seu favor.

Quem pesca sabe, dependendo do peixe e do tipo de pescaria, é preciso usar determinada vara, molinette ou carretilha. Na pesca esportiva, os pescadores conhecem previamente o local onde irão pescar e, se não o sabem, recorrem ao piloteiro (normalmente alguém da região que vai como guia orientando onde e quando jogar a linha).

Existe também uma pesca mais simples e muito utilizada ainda, apesar de já estar proibida em muitos locais, que é a pesca com rede.  Nesta, o pescador joga a rede e pega qualquer coisa. Qualquer Coisa Mesmo! Pode até vir um peixe grande, mas pode vir também os pequenos, camarões, lulas, e até lixo, estes bem constantes.

O que isto tem a ver com Redes Sociais? Ocorre que a mídia feita nestas redes, conhecida também como mídia social, é um tipo de comunicação dirigida, que pode ser analisada do ponto de vista da pesca esportiva. Você deve conhecer bem seu público-alvo, ou seja, o peixe. Tanto que hoje as estratégias de lançamento de produtos digitais chamam o início do processo de “isca digital”. Tem que conhecer o meio onde seu público vive, suas preferências, o que eles estão lendo, seus desejos e necessidades. A ponto de saber qual “comida” ele quer e o que você deverá oferecer para conseguir fisgá-lo.

Além disto, antes de começar qualquer divulgação, é importante determinar quais canais são mais eficientes para chegar até seu público, e que tipo de mídia social ele mais acessa: facebook, twitter, youtube, periscope, instagran… Uma mídia pode funcionar muito bem para determinado negócio, mas não ser tão assertiva para outro.

A comunicação de outrora, muito baseada na propaganda tradicional, trabalhava um produto para a massa, de forma homogênea, sem particularidades. Sugestionada pela revolução industrial, que elaborava produtos padronizados para conseguir fabricar mais em menor tempo, a comunicação e seus meios (tv, rádio, revistas, jornais) faziam divulgação sem saber ao certo quem os estava vendo. Não era possível mensurar precisamente a audiência, pois ela cresceu a pontos extremamente impensáveis.

A comunicação evoluiu, a internet adentrou na sociedade, e possibilitou um contato maior entre empresa/ consumidor. A propaganda e o marketing, apoiados por uma produção mais segmentada, começou sua busca por conhecer as preferências dos clientes e a elaborar produtos que atendessem suas necessidades.

Um pulo na evolução trouxe a possibilidade de um contato one to one, proporcionado pelas redes sociais, que estão fortalecidas por este consumidor pensante e determinante de produtos, que fez com que a comunicação passasse a seu ponto máximo de dirigibilidade. Uma comunicação dirigida que conhece o que quer vender, como, onde e quando (os horários são determinantes nesta mídia), e o mais importante, a quem deseja vender.

É importante destacar que, para definirmos este público-alvo corretamente, devemos levar em conta alguns critérios, como:

  • Aspectos Demográficos, exemplo: sexo, idade, renda
  • Aspectos Geográficos, exemplo: residência no litoral/interior, zona urbana/rural, localização, bairro, cidade, estado.
  • Aspectos Comportamentais, exemplo: gostos pessoais, sensibilidade ao preço, sensibilidade à qualidade.
  • Aspectos psicográficos, exemplo: a personalidade, estilo de vida, valores morais.

Sim, o meio se modificou, de físico para virtual e, assim, a necessidade de planejar a comunicação se intensificou. Desta forma, irá permanecer no mercado e obter maiores resultados nas mídias sociais quem souber pescar, de vara, molinette e carretilha. Rede não vale, pois rede pesca tudo e tudo é nada!

Da próxima vez que pensar em mídias sociais, não se esqueça de ser um bom pescador. Lembre-se: saiba que peixe quer pescar antes de jogar a linha na água.

E boa pescaria!